E.E.F. MANOEL MOREIRA PEQUENO
SANTARÉM - 2011
PROJETO:
“Cuidando do Meio Ambiente” (2ª edição)
OBJETIVO GERAL:
•Perceber que nossa vida cotidiana se desenvolve nos limites e nas possibilidades do ambiente em que vivemos. Mas é importante também perceber que somos produtores e modificadores do ambiente em nossas atividades cotidianas. Somos parte de uma grande teia, feita do entrelaço de paisagens e vidas humanas, relevos e emoções, geografias e histórias, biologias e arquiteturas, natureza e artes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Conscientizar o educando a defesa do meio ambiente;
•Transmitir informações e apresentar dados sobre o meio ambiente;
•Reconhecer a importância do meio ambiente nas nossas vidas;
•Desenvolver meios e ferramentas que contribua com a proteção do meio em que vivemos;
•Promover a relação entre aluno e meio ambiente;
•Estimular o aluno a proteção e a ter responsabilidades com o meio em que vivemos;
•Despertar o educando a novas práticas e atitudes saudáveis;
•Levar o aluno a novas formas de vida, sem prejudicar o meio ambiente;
•Motivar o aluno a lutar pela questão ambiental.
•Despertar o aluno para a reciclagem e não o desperdício.
CONTEÚDOS POR DISCIPLINAS:
•PORTUGUÊS:
Estudo de textos relacionados ao meio ambiente;
Estudo de figuras e produção de textos;
Paródias;
Versos e poemas sobre a temática;
Estudo de artistas e suas músicas em defesa do meio ambiente;
Acrósticos;
Montagem de painéis com gravuras e frase sobre a temática;
Criação do jornal informativo sobre o meio ambiente.
•MATEMÁTICA:
Gráficos de pesquisas;
Problemas envolvendo o meio ambiente;
Proporcionalidade;
Estudo de gráficos, porcentagens e legendas;
•HISTÓRIA:
O ontem, o hoje e projeções para o amanhã;
A história do ambiente em que vivemos;
As atividades realizadas pelos índios;
A história de preservadores do meio ambiente( Missionária Doroti e Chico Mendes) entre outros;
A extinção das espécies.
•GEOGRAFIA:
As diferentes paisagens do meio ambiente;
Confecção de maquetes retratando paisagens;
A divisão territorial por paisagens;
Identificação de diferentes meios em que vivemos (onde é mais poluído e menos poluído).
•ARTE E EDUCAÇÃO:
Confecção de adereços decorativos a partir de material reciclado;
Decoração da escola com painéis retratando o meio ambiente;
Criar paisagens através de colagens;
Trabalho de decalque com folhas;
Exposição de fotografias sobre a temática.
Criação com garrafas pet.
•EDUCAÇÃO RELIGIOSA:
A criação inicia pelo meio ambiente;
A harmonia entre os seres vivos;
A importância dos seres vivos;
O papel do cristão no planeta terra.
•CIÊNCIAS:
O conteúdo já trabalhado, ressaltando a importância da preservação.
Reciclagem e reutilização.
•EDUCAÇÃO FÍSICA:
A postura dos animais;
A saúde através do meio ambiente;
A prática de exercícios ao ar livre e despoluído;
A doenças relacionadas a poluição.
METODOLOGIAS:
•Criar na unidade escolar um conselho do meio ambiente, onde trabalhará essa temática no ambiente escolar;
•Apresentação do projeto através do data show, para todas as turmas da escola, gerando debates, comentários e sugestões;
•Uso de imagens para trabalhar o assunto;
•Pesquisas feitas na internet para comprovar dados;
•Uso de câmeras para captação de imagens;
•Trabalho com recortes, montagens e criação de mural;
•Estudo de músicas sobre a temática;
•Apresentação de trabalhos em grupos e seminários;
•Palestras e reprodução de vídeos sobre a temática;
•Aulas de campo com materiais concretos;
•Criação de um jornal informativo.
RECURSOS:
•Data show, slides;
•Computadores, dvd’s e vídeos;
•Cartolinas, pincéis, isopor e papel;
•Cd’s, painéis, livro didático, livros, para-didáticos, dicionários;
•Panfletos e faixas.
AULA PRÁTICA:
•Fazer um plantio de mudas de árvores da região e outras no campo de futebol da comunidade local, com o objetivo de incentivar os alunos a prática do cuidar e da preservação do meio em que vivemos, além de mostrar a importância da arborização para nossa sobrevivência.
AVALIAÇÃO:
•No final do projeto o professor pode passar trabalhos em equipe ou individuais relacionados à temática trabalhada em por cada disciplina. Esses trabalhos podem ajudar na nota bimestral dos alunos.
•A escola também pode proporcionar um momento de jogos relacionados a temática trabalhada, premiando a turma vencedora com troféu, dando a eles o título da turma “VERDE”.
•Outra atividade avaliativa seria uma atividade concreta, delegar tarefas as turmas relacionadas ao meio ambiente e dar prazos para serem cumpridas essas tarefas. (levantar dados, trabalho de conscientização, coleta de lixo, arrecadação, reciclagem de materiais com melhor criatividade e outras mais).
DURAÇÃO:
•O projeto terá duração de um mês, equivalente ao Módulo I do curso. Podendo se estender dependendo da necessidade da escola.
OBSERVAÇÃO:
•O projeto será trabalhado durante o mês de junho.
•Todas as turmas deverão trabalhar o projeto, incluindo Educação Infantil.
•O laboratório também trabalhará o projeto no turno.
•Este projeto será aplicado pela 2ª vez neste ano de 2011.
Elaborado pelo Cursista Andeson Candido Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário